Sinal Amarelo na Oposição
Os grupos políticos de oposição em Capim Grosso fizeram muita movimentação até o mês de agosto último em torno de uma possível união para o lançamento de um candidato único a prefeito em 2012. Os partidos PMDB, PV, PP, PCdoB, PTB, PSC, PSL e PTN agruparam-se no chamdo Grupão com a discussão de cinco nomes como possíveis candidatos: Mizael, Fábio Ramos, Vado Verdes Mares, Capitão Flailton e Marcos Carneiro. Na última reunião realizada pelo Grupão, ficou acertado que os pré-candidatos trabalhariam os membros de seus partidos e buscariam apoios políticos. Quem obtivesse maior apoio popular seria o candidato do grupo com o apoio dos demais. O Grupão não estabeleceu data nem um formato específico para a escolha. O ex-prefeito Itamar Rios comprometeu-se em dar apoio a qualquer um que fosse o escolhido.
Além do Grupão, outros grupos ou partidos lançaram pré-candidaturas. O PT decidiu pleitear uma candidatura própria com a escolha sendo feita entre Vínicius Maciel e Juarez Oliveira. Marcone Novais lançou-se pré-candidato pelo PR após o rompimento com Flailton. Mais recentemente, Cacau (PSOL) e o popular Pon Pon também se apresentaram como pré-candidatos.
Passado o período de filiação partidária para quem quer competir em 2012 o resultado das articulações foi o seguinte: Mizael conseguiu atrair para o PMDB parte da família Queiróz e alguns ex-vereadores e ex-candidatos. Vado Verdes Mares e Fábio Ramos filiaram no PV pessoas que tentarão uma vaga na câmara de vereadores pela primeira vez em 2012 e alguns ex-candidatos que concorrerão novamente. O PV vai apresentar um grupo de candidatos jovens apostando na renovação política como forma de aumentar sua presença na câmara. Marcos Carneiro atraiu entre outros a ex-vereadora e Secretária de Assistência Social Rilsanete Lima e manteve vários nomes de sua campanha em 2008. Flailton agregou ao PP pessoas experientes na política local como os ex-secretários Jandira Souza, Nildo Jacobina e Fuba além do ex-prefeito João Dias.
O PT busca uma articulação de esquerda em torno de uma candidatura independente. Marcone Novais ainda não divulgou nomes que poderão compor a chapa proporcional porém, divulgou o apoio do líer do PR, Cézar Borges, para a sua pré-candidatura. Cacau (PSOL) e Pon Pon também não divulgaram quem compõe seus grupos de apoiadores.
Jamilton Rios (PSC) afirmou que não concorrerá novamente ao cargo de vereador porém ainda não tornou público suas intenções apra 2012. Ercílio Correia tentará a reeleição para o legislativo.
Enquanto a oposição continua em estado de espera sem a realização de eventos públicos há uma intensa movimentação de bastidores que pode trazer surpresas nos primeiros meses de 2012.
Mizael e seu PMDB contam com a força do partido para largar na frente dos demais pretendentes fazendo seu nome surgir à frente da disputa.
Vado Verdes Mares tem percorrido todo o município mantendo contato com eleitores e trazendo para as discussões na Câmara os problemas encontrados em suas visitas. Vado aposta na visibilidade de sua participação na tribuna e da simpatia gerada pelos ataques que recebe dos membros da bancada de situação como forma de ser lembrado pelos eleitores.
Fábio Ramos segue a linha do partido e faz contatos diretos ou participações em eventos nos quais apresenta sua formação e experiência em gestão pública como opção de renovação política.
Capitão Flailton conta com seu grupo de apoio em constantes visitas a eleitores e participação em eventos pelo município. Flailton aposta em sua experiência na prefeitura de Feira de Santana como ponto forte para atrair mais apoio. Correligionários de Flailton passaram a utilizar um adesivo que diz "Sou + o Capitão", embora não traga seu nome escrito o adesivo faz uma alusão ao seu título e demosntra uma campanha individualizada em relação ao Grupão.
Marcos Carneiro segue um caminho um pouco diferente do que percorreu em 2008. Faz menos aparições públicas e concentra-se em articulações para que seu nome seja apresentado como o mais viável em 2012.
Juarez, Vinícius e Marcone não têm participado de eventos públicos. Marcone tem feito participações na Contorno FM para manter seu nome em evidência.
Um fato que pode gerar especulações é a filiação do empresário Geciano Braga ao PTB do ex-prefeito Itamar Rios. Gerciano recusou a ter seu nome lançado como pré-candidato pelo Grupão e disse que não se filiaria a nenhum partido. Pelo visto, mudou de idéia.
Com a aproximação do período de convenções e a realização de pesquisas de opinião nos próximos meses, é provavél que alguns nomes saiam da disputa ou até mesmo que outros sejam adicionados. O "sinal amarelo"para a oposição significa este estado de espera no qual não se sabe se a união dos grupos em torno de uma chapa competitiva será mantido ou não. Embora o grupo de apoio para a reeleição de Lydia e Sivaldo esteja preocupado com a situação de desaprovação da gestão, a preocupação se reduz diante da dificuldade da oposição em apresentar uma mensgaem clara par aos eleitores.
capimgrosso.net
—————
GRUPO VERDES MARES CONFIRA NOSSAS LOJAS !!!!!
ASSUMA O VERDE
Para que nossas FLORESTAS
produzam AGUA limpa e AR puro...
Para que nossas CRIANÇAS aprendam
nas BOAS ESCOLAS...
Para que nossos JOVENS trabalhem
com DIGNIDADE...
Para que nossas INSTITUIÇÕES
Gerem PAZ e JUSTIÇA....
Assuma o VERDE
que há em VOCÊ!
Para que brilhe tua
LUZ iluminando nossos CAMINHOS...
FILHIE-SE AO PARTIDO VERDE 43
Blog
A construção do INSS na cidade de Capim Grosso
—————
A construção do INSS na cidade de Capim Grosso
—————
Mãe, Presente de Deus
—————
Mulher...
—————
OS 12 VALORES
—————