Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por atividades em Salvador
Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por atividades em Salvador
Diretório municipal do PV reuniu militantes em debate e manifestação neste final de semana
Nem um sábado de sol com jogo da seleção brasileira foi capaz de impedir a participação ativa de quase 200 filiados, militantes e simpatizantes do Partido Verde nas atividades promovidas pelo Diretório Municipal em Salvador em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente neste final de semana.
Sábado
Já no sábado dia 4 de junho, um debate com o título Parques e Áreas Verdes Urbanas, abordou a situação dos principais parques e áreas verdes da cidade. Mais uma edição do projeto Salvador na Roda o debate foi iniciado com a leitura do Programa partidário verde que aborda o verde urbano, subsidiando as intervenções seguintes (confira ao final desse texto).
Em seguida o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), autor de projetos de lei criando cinco parques municipais discorreu sobre as compensações feitas com a criação dos parques, especialmente com relação ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano-PDDU, aprovado em 2008, e apontado quase que unanimemente como o principal agente causador de devastação em Salvador. Outro debatedor, Jorge Santana, apresentou o projeto do Parques das Dunas, uma Parceria Público-Privada, com o objetivo de manter uma grande área a disposição de pesquisa e da educação ambiental.
Em outro bloco, a arquiteta Regina Luz, responsável pelo projeto de revitalização do Parque São Bartolomeu, desenvolveu apresentação sobre o projeto. “Já estamos em curso com o projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, já temos recursos assegurados que somam R$ 75 milhões e deveremos concluir as intervenções em outubro de 2012”. Em seguida a também arquiteta Maria Angela Dange, com diversos trabalhos em Salvador inclusive o parque do Campo Grande, fez um diagnóstico das áreas verdes em Salvador desde a década de 1970. Para Dange o PDDU aprovado em 2008 foi um desastre para Salvador e a prefeitura transfere a responsabilidade de administrar e manter os parques para o governo do estado.
Encerrando as apresentações iniciais o Vice-Presidente do PV Salvador, José Augusto Saraiva mostrou que um dos motivos das constantes invasões de áreas verdes é o déficit habitacional em Salvador, e defendeu que esse é um tema essencial para se resolver o problema. Ainda lembrou da possibilidade de construção de um aeroporto em cima das dunas do Parque das Dunas no Flamengo. “por que não pensar em um aeroporto metropolitano em cidades como São Sebastião do Passé ou feira de Santana? Precisamos regionalizar o desenvolvimento!”, defendeu Saraiva.
Para Ivanilson Gomes, Presidente Estadual do PV Bahia e membro da Direção Nacional do PV, presente no evento, “o PV Salvador tem dado um bom exemplo do papel que deve exercer um Partido Político, discutindo os problemas da cidade e dos cidadãos. Tem sido tão interessante que outros partidos da capital e dirigentes verdes de diversos municípios e até outros estados tem se inspirado na experiência desenvolvida aqui na capital baiana, e estão replicando a iniciativa soteropolitana”.
Para André Fraga, Presidente do PV Salvador, “o debate sobre a questão é essencial em um momento que o Congresso Nacional tem em mãos o projeto de reforma do código florestal que contém retrocessos impensáveis para um país que se pretende uma economia do século 21. Reduzir a preservação do verde que protege rios e encostas e mantem a biodiversidade no campo só aumentará a incidência dos problemas ambientais”. Ainda de acordo com Fraga, “o que temos visto acontecer no PV Salvador é a vitória do coletivo sobre o individual. Aqui todos e todas discutem e trabalham juntos. Não há espaço para carreira solo. Estamos construindo verdadeiramente de forma coletiva o Partido Verde. A democracia aqui não está em nossos discursos, e sim em nossas práticas”.
Ao fim do debate ficou clara que os conselhos gestores dos parques precisam funcionar de forma ativa e que cabe a prefeitura subsidiar tais atividades. Há ainda um pleito pelo real funcionamento dos conselhos municipais de meio ambiente e da cidade, ainda cambaleantes ou nulos. Uma política municipal para as áreas verdes e parques também foi discutida. Os encaminhamentos do debate comporão o programa verde para Salvador que vem sendo construído desde janeiro e seguirá até dezembro de 2011.
Domingo
Já no domingo, 5 de junho, dirigentes, militantes, filiados e simpatizantes se reuniram no largo das gordinhas para manifestar-se de forma diferente. Com uma camiseta sob medida vestiram as estátuas da artista Eliana Kertész com mensagens contra Energia Nuclear e o as alterações no Código Florestal aprovados na Câmara dos Deputados.
O grupo distribuiu 10.000 panfletos para os carros e os transeuntes convocando a sociedade a se mobilizar e impedir o retrocesso na alteração do Código Florestal e a retomada do programa nuclear brasileiro, bem como o investimento em fontes renováveis de energia.
“O Código florestal vai agora para o senado e precisamos saber como pensam nossos senadores. A sociedade precisa se mobilizar e barrar esse retrocesso agora no senado”, declarou André Fraga presidente do PV Salvador. O panfleto convoca a sociedade baiana a procurar os três senadores do estado e se manifestarem contra as alterações no código florestal, que passará por votação no senado.
A manifestação reuniu cerca de 60 pessoas e atraiu a atenção de todos que passavam, inclusive turistas que aproveitaram para fotografar-se junto com o Partido Verde.
Confira as fotos em www.flickr.com/pvsalvador
Continue lendo a materia em www.pvbahia.org.br
—————
GRUPO VERDES MARES CONFIRA NOSSAS LOJAS !!!!!
ASSUMA O VERDE
Para que nossas FLORESTAS
produzam AGUA limpa e AR puro...
Para que nossas CRIANÇAS aprendam
nas BOAS ESCOLAS...
Para que nossos JOVENS trabalhem
com DIGNIDADE...
Para que nossas INSTITUIÇÕES
Gerem PAZ e JUSTIÇA....
Assuma o VERDE
que há em VOCÊ!
Para que brilhe tua
LUZ iluminando nossos CAMINHOS...
FILHIE-SE AO PARTIDO VERDE 43
Blog
A construção do INSS na cidade de Capim Grosso
—————
A construção do INSS na cidade de Capim Grosso
—————
Mãe, Presente de Deus
—————
Mulher...
—————
OS 12 VALORES
—————